terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Contra o Plágio na Blogosfera


.
.
.
CONTRA O PLÁGIO NA BLOGOSFERA
(André L. Soares – 19.02.2008 – Guarapari/ES)
.
Quando se fala em plágio – crime que cresce de modo assustador na blogosfera brasileira –, eu custo a crer que haja mesmo alguém capaz de cometer tamanha insanidade. Explico: basicamente, todo criminoso tenta, ao máximo, desvincular sua pessoa do ato ilícito.
.
Assassinos profissionais usam silenciadores, luvas, máscaras, agem à noite e, em geral, tentam se livrar da arma do crime. Ladrões também escondem o rosto, disfarçam-se, fazem uso de apelidos provisórios e gírias, escondem o produto do roubo por algum tempo, depois fogem para longe.
.
Mafiosos – tipos mais requintados de criminosos – constroem ‘capas’ de dignidade por meio de seus negócios lícitos; bem como utilizam documentos falsos e, ainda, contratam ‘laranjas’; tudo para tornar mais difícil relacioná-los às atividades escusas.
.
Nos morros cariocas, mesmo os traficantes se protegem com máscaras, entocam-se em favelas de difícil acesso e, quando a coisa aperta mesmo, fogem para outro Estado.
.
E assim por diante,... todos os criminosos procuram, de todas as formas possíveis, não deixar vestígios da violação da lei.
.
Só o plagiador não.
.
O plagiador é o mais imbecil dos criminosos, pois é o único que, em um misto de vaidade e ignorância, acrescenta – orgulhoso – seu nome ao ‘bem’ indevidamente apropriado. Enquanto todos querem distância da prova do crime, o plagiador, em atitude mais-que-doentia, une-se nominalmente à ‘res furtiva’.
.
Isso talvez explique a razão primeira do plágio: o plagiador é dotado de estupidez, mediocridade e pobreza de espírito tão inimagináveis, que, de fato, jamais poderia produzir um texto de próprio punho e, também, não teria sensibilidade alguma para 'clicar' ao menos uma fotografia original.
.
Contudo, se não tem capacidade e sensibilidade para ser original, que vá, então, fazer qualquer outra coisa, contanto que deixe a blogosfera livre para quem possui coragem de se expor à críticas (nem sempre favoráveis), ética para respeitar o trabalho alheio e, obviamente, algum resquício mínimo de talento.
.
O fato é que nós não podemos mais aceitar o plágio! Basta!
.
.
.
.
.
.
.
Também escrevi contra o plágio em:
Sons de SonetosRaiz de CemGritos VerticaisNatureza PoéticaO Poema de Cada Dia.

18 comentários:

  1. André amigo,
    Uma argumentação desse naipe não pode ser vista e deixar o leitor omisso. Parabéns novamente, pois você consegue transformar palavras em obra digna de exposição global.
    Impossível não levar esta postagem às contribuições especiais, área em que criei na postagem da campanha, com o fim de convencer o blogueiro mais cauteloso.
    Abraço e sucesso.
    Carlos Lima

    ResponderExcluir
  2. É isso ai André!
    Como falei no "Gritos Verticais", esse é um assunto que deve ser mais e mais abordado e que tem todo meu apoio sempre. Parabéns aos dois!

    Pela importante iniciativa e claro, bela postagem. Beijussssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. OI querido adorei sua visitam claro que colocarei seus links la, pode deixar, e se puder me dar uma ajudinha colocando o meu no seu adorarei, pois o meu ta recém no comecinho, muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Já tratei de colocar um feed rss lá... O Mestre não conhece tudo de atualidades... Mas está lá, em breve mais posts...

    ResponderExcluir
  5. meu caro amigo
    Quando escrevos algo e é plagiado, quer dizer que escrevos algo muito bom!

    Mas sou completamente a favor dessa campanha!

    aBraços

    ResponderExcluir
  6. Saudações Parceiro
    Mudamos de sistema e estamos com novos endereços, atualize-os por favor. Seu blog já está devidamente linkado nos novos blogs.

    Então esses são os novos endereços:

    http://iehdoido.wordpress.com

    http://dropslight.wordpress.com

    Obrigado
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá! Convidei você para um meme no meu blog. se quiser participar, você deve responder as 10 perguntas e depois passar 10 perguntas para outros 3 blogs. Dê uma olhada nesse post:
    http://sagradoxprofano.blogspot.com/2008/03/meme-verdade-ou-conseqncia.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi André,

    Essa campanha é boa e vem mais do que em cima da hora.
    Estava participando pelo Blog do Carlos Lima, entretanto parece-me que o blog L.E.I.A. - M.E não está mais no ar.
    Gostaria de continuar na lutã.
    Abraços
    Selma

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia,
    Desculpe postar em comentários,gostaria de saber se está interessado em trocar link com meu blog, participo do blogblogs e lhe encontrei lá.

    Grata, Silvia Rocha
    E- mail: psique.silvia@yahoo.com.br
    Blog: http://erazen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. cara preciso que você me mande os links dos seus site pra mim colocar denovo no meu blog

    Abraços

    http://dihdusbeko.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Ola bom dia como faço pra entrar em contato com vc por email? Tenho um blog tbm e se possível gostaria de fazer 1 entrevista por email, pra divulgar este blog sobre por lá. Me escreve...

    Depois a gente troca 1 idéia sobre plágio tbm, é foda...

    nardo06 @ gmail . com
    Abs

    ResponderExcluir
  12. Olá! Que bom que estamso lutando contra a completa falta de imaginação e criatividade. A incompetência gera o plágio e a falta de vergonha assina em baixo! Parabéns! Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu já sinto sua falta nos comentários. Até mesmo criei um feed como vc sugeriu... Vim te convidar pra começar a conhecer meu planeta, topa?

    ResponderExcluir
  14. O plágio é utilizado por quem não tem capacidade, ou não quer se esforçar para fazer o seu próprio trabalho. Infelizmente, a internet tem facilitado isso.

    abraço

    ResponderExcluir
  15. joão silveira22 abril, 2008 15:36

    eu acho bem engraçado que lá antigamente na literatura, os trovadores, os outros renascentistas e os barrocos nem sabiam o que era plágio ou imitação, por que o que era bom devia ser multiplicado, e o que era ruim, cortado, sem preocupação em assinar um nome em baixo. ou seja, o importante é o conteúdo ou rótulo? pois parece que é isso, que a Poesia, e a Vida que ela deveria exalar, me parece por tua argumentação que é isso... um novo produto de prateleira!!!
    Aliás, vou correr e começar a registrar todas as palavras que aprendi com a humanidade, em meu próprio cpf, por que daí elas serão só minhas!!!
    aieauehauehuaheua (gargalhada mefistofélica)

    ResponderExcluir